Você já deve ter visto ou ouvido falar desse teste quando passou por consulta com gastroenterologista ou mesmo no seu laudo de endoscopia digestiva alta, mas afinal que teste é esse?
O teste de urease é uma ferramenta de extrema importância para o diagnóstico das gastrites relacionadas à presença da bactéria Helicobacter Pylori, geralmente realizado na primeira endoscopia do paciente, esse teste é composto por uma ureia marcada com um corante, essa molécula de ureia ao ser quebrada libera o corante e torna o líquido avermelhado. O teste de urease varia entre 80% e 100% e especificidade entre 97% e 99% para o diagnóstico de gastrites relacionadas ao Helicobacter Pylori, isso pois essa bactéria da flora gástrica produz uma enzima chamada urease que tem a finalidade de quebrar moléculas de ureia. Portanto, ao se colocar fragmentos da mucosa gástrica colonizados por essa bactéria em contato com o teste de urease, temos uma reação química que promove a liberação do corante, mudando assim a cor do teste.
Dessa maneira o diagnóstico de gastrite relacionada ao Helicobacter Pylori já pode ser feito logo na endoscopia inicial, contudo, após tratamento para essa bactéria o teste já não é o mais indicado para verificação de erradicação, sendo necessários biopsias e estudo histopatológico das peças para essa confirmação.
Mas o que é e para que serve a enzima urease?
A urease é uma enzima encontrada no citoplasma de vários micro-organismos, como, por exemplo, o Helicobacter pylori, ela é responsável pela degradação da ureia em amônia e CO2.
Assim, graças à formação de amônia que alcaliniza o PH ácido do estômago a bactéria consegue penetrar na camada ácida e de muco para alcançar a mucosa gástrica
Como funciona o teste?
Se a urease produzida pelo Helicobacter pylori estiver presente no fragmento, ocorrerá hidrólise da ureia formando amônia. A amônia alcaliniza o meio, promovendo a mudança de cor do amarelo para o rosa / vermelho.
O tempo em que o teste fica positivo depende da concentração de bactérias e da temperatura, a maioria dos testes ficará positivo dentro de 2-3 horas, mas recomenda-se guardar os testes negativos por 24 horas para a tomada de decisão.