- Jejum absoluto de 08 horas (não ingerir nenhum tipo de líquido e alimento, inclusive água), dependendo da hora marcada para o exame, siga as orientações abaixo:
- Exames marcados até o meio dia, o paciente deverá ficar em jejum desde a noite anterior após o jantar.
- Exames marcados das 14 às 16h, o paciente não deverá consumir qualquer alimento após as 7h da manhã.
- Exames marcados para final da tarde após as 16h, o paciente deverá tomar café da manhã por volta das 7h e poderá fazer mais uma refeição até as 10h.
- Exames marcados após as 18h,o paciente poderá almoçar até as 11h, pequena quantidade com alimentos leves.
- Vir acompanhado por uma pessoa adulta, maior de 18 anos.
- Não dirigir após o exame.
- Pacientes portadores de doenças cardíacas, hipertensos ou em uso de medicação contínua, podem fazer uso do medicamento no dia do exame, até às 6 horas da manhã, com pouca água.
- Pacientes diabéticos devem suspender os medicamentos para o diabetes no dia do exame. Após o exame você pode fazer uso da Insulina ou dos hipoglicemiantes orais próximo à primeira refeição do dia.
- Paciente com mais de 80 anos ou com doenças cardíacas graves serão avaliados pelo médico Endoscopista antes de realizar o procedimento, podendo este ser suspenso em caso de contra-indicação.
- Ainda na recepção, retire seus acessórios pessoais (carteira porta-cédulas, óculos, brincos, colares, pulseiras, relógios, anéis, etc.), coloque na bolsa Centro Médico São Lucas (esta deverá ser devolvida) e guarde em seu armário, um de nossos colaboradores lhe entregará uma chave. Após a realização do exame ou procedimento não esqueça de pegar seus pertences.
- Ao entrar na Sala de Endoscopia você será solicitado pela equipe de enfermagem a remover suas próteses dentárias.
- Logo antes do início do exame, a técnica de enfermagem irá lhe oferecer pequena quantidade de líquido contendo Dimeticona para retirar as bolhas de ar que se aderem à parede do estômago durante o procedimento.
Após a endoscopia digestiva alta você não poderá dirigir automóveis, manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob efeito de sedativos, poderá cometer erros e sofrer acidentes. O sedativo que tem efeito calmante e hipnótico (sono) costuma também causar amnésia durante o exame e logo após o mesmo. Portanto, é comum que o paciente não se lembre da realização do exame e de alguns acontecimentos algum tempo depois.
Caso você tenha recebido material para anatomia patológica (biópsias), não se esqueça de levá-las ao laboratório de Anatomia Patológica indicado. Junte o resultado do estudo da biópsia que será fornecido pelo laboratório com o resultado do exame endoscópico para levá-lo ao seu médico(a) assistente.
Como você sabe, através da endoscopia, vários diagnósticos podem ser feitos. Há situações em que o endoscopista realiza biópsias para confirmar o diagnóstico ou para detectar alterações que não podem ser definidas apenas com a endoscopia. A biópsia raramente significa suspeita de uma doença grave. Portanto, não se preocupe desnecessariamente. Aguarde o resultado com tranquilidade.
Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto empachamento no estômago.
Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal assim que o reflexo da deglutição esteja normal, e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico.
Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica. Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou equipe de enfermagem.
Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio; contudo, isso passará rapidamente. Eventualmente pode apresentar queixa de dor em andar superior de abdome, mesmo após 24h de realizado o procedimento o que é consequente à retirada de biópsias para análise microscópica da mucosa do tubo digestivo alto e para a pesquisa de Helicobacter pylori. Nestes casos recomendamos o uso de Droxaine® suspensão oral, 10ml via oral, quatro vezes ao dia, quinze minutos antes das refeições e ao deitar + Buscopan Composto®, 1 comprimido até de 6/6hs.
Em pessoas mais sensíveis, ou devido a dificuldades técnicas, pode ocorrer flebite (inflamação) ou hematoma (inchaço ou manchas arroxeadas) no local da aplicação da medicação endovenosa. Nestes casos, aplique compressas geladas no primeiro dia e compressas quentes nos dias seguintes. Pomadas anti-inflamatórias e/ou Hirudoid® podem ser utilizadas. Em caso de rouquidão ou dor de garganta decorrentes da introdução do aparelho, sugere-se a realização de gargarejos com Malvatricin Solução®.