Exames endoscópicos de urgência e emergência estão geralmente relacionados à realização de procedimentos invasivos e complexos que dependem além da expertise dos profissionais envolvidos de uma série de insumos, medicamentos, equipamentos e consequentemente preparação para que sejam realizados de maneira segura e que os resultados almejados sejam alcançados, além da necessidade da condição clínica se não estável pelo menos controlável do paciente. Sendo assim, para a realização de procedimentos relacionados à hemorragias digestivas, solicitamos que antes da realização do procedimento o paciente seja avaliado por um médico, de preferencia da equipe da clínica para que se possa verificar a viabilidade de realiza-lo em nossas dependências.
Havendo condições, solicitamos que o paciente seja encaminhado de ambulância com equipe de transporte adequada às suas condições e que traga consigo o prontuário médico da atual internação. Ao chegar na clínica, nossa equipe de colaboradores o encaminharão à sala de monitorização enquanto o mesmo será reavaliado pelo médico plantonista, não havendo condições de realizar o procedimento proposto no momento, o paciente será estabilizado e devolvido à sua unidade de saúde de origem. Caso o profissional julgue seguro seguir com o procedimento, um membro da equipe irá informar ao acompanhante e equipe de remoção que o daremos início em instantes, serão recolhidos os documentos de consentimento informado e prontuário e tanto a equipe de remoção como familiares deverão aguardar na clínica até o fim do procedimento e liberação pelo médico responsável pelo exame.
Será deixado um número de contato telefônico com o médico que acompanha o paciente para que entre em contato caso haja alguma intercorrência relacionada ao exame nas 48h que seguirem após a realização do procedimento.
No caso de pacientes que receberam alta hospitalar até 48h antes da realização do procedimento, informamos que estes deverão permanecer comunicáveis e na cidade por pelo menos 3 dias para que caso ocorram recorrência dos sintomas hemorrágicos possam comunicar imediatamente a equipe da Centro Médico São Lucas e as medidas cabíveis possam ser executadas.
Em virtude da maior complexidade na realização desses procedimentos, informamos que as marcações dos mesmos sejam feitas com pelo menos 24h de antecedência para que possamos organizar a agenda de tal forma que todos os materiais, insumos e profissionais estejam disponíveis, podendo ser combinado um horário alternativo para realização do exame nos casos em que a agenda do dia não comporte um procedimento de grande porte.
Orientações gerais:
- Jejum absoluto de 08 horas (não ingerir nenhum tipo de líquido e alimento, inclusive água), dependendo da hora marcada para o exame, siga as orientações abaixo:
- Exames marcados até o meio dia, o paciente deverá ficar em jejum desde a noite anterior após o jantar.
- Exames marcados das 14 às 16h, o paciente não deverá consumir qualquer alimento após as 7h da manhã.
- Exames marcados para final da tarde após as 16h, o paciente deverá tomar café da manhã por volta das 7h e poderá fazer mais uma refeição até as 10h.
- Exames marcados após as 18h,o paciente poderá almoçar até as 11h, pequena quantidade com alimentos leves.
- Vir acompanhado por uma pessoa adulta, maior de 18 anos.
- Pacientes portadores de doenças cardíacas, hipertensos ou em uso de medicação contínua, podem fazer uso do medicamento no dia do exame, até às 6 horas da manhã, com pouca água.
- Pacientes diabéticos devem suspender os medicamentos para o diabetes no dia do exame. Após o exame você pode fazer uso da Insulina ou dos hipoglicemiantes orais próximo à primeira refeição do dia.
- Paciente com mais de 85 anos ou com doenças cardíacas graves serão avaliados pelo médico Endoscopista antes de realizar o procedimento, podendo este ser suspenso em caso de contra-indicação.
- Ainda na recepção, retire seus acessórios pessoais (carteira porta-cédulas, óculos, brincos, colares, pulseiras, relógios, anéis, etc.), coloque na bolsa Centro Médico São Lucas (esta deverá ser devolvida) e guarde em seu armário, um de nossos colaboradores lhe entregará uma chave. Após a realização do exame ou procedimento não esqueça de pegar seus pertences.
O que acontecerá durante o exame:
Devido a possibilidade da necessidade de uso de eletrocoagulação, todos os objetos metálicos do paciente deverão ser retirados e suas roupas trocadas por vestimentas apropriadas da própria Centro Médico São Lucas para que seja possível a monitorização, sedação ou anestesia adequada. Enquanto a equipe técnica prepara o paciente uma segunda equipe realizará a preparação da sala de exames, deixando disponível todos o arsenal que possa vir a ser necessário durante a realização do procedimento. Após a realização de anamnese pré anestésica o paciente seguirá para a sala de exames e se dará início ao procedimento, será realizado a anestesia tópica da faringe e laringe, posicionamento do paciente, monitorização completa e finalmente sedação ou anestesia.
Durante esses procedimentos é comum a utilização de equipamentos específicos como clipes, bandas elásticas, injeção de soluções esclerosantes e etc. Nos casos em que sejam utilizados equipamentos, a identificação do mesmo será colada no prontuário ou laudo do exame. Após o termino do procedimento o paciente seguirá monitorado até que se recupere da sedação ou anestesia e será liberado para que seja transportado pela equipe que o trouxe até a clínica. Os resultados e impressão do médico realizador do exame serão registrados em prontuário.
PACIENTES DESACOMPANHADOS NÃO SERÃO SUBMETIDOS A EXAME.
IMPORTANTE
Os aparelhos são submetidos à rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas